sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Clichês da moda (ou "Por que anda tudo tão chato?")

Como o objetivo desse blog é juntar referências de moda, passo muito tempo vendo revistas e outros blogs. Esses dias, ao folhear algumas revistas tive certeza que precisava fazer esse post (enorme!) sobre uma coisa que eu já venho pensando há um bom tempo: a moda anda cheia de clichês. Entra ano, sai ano e sempre as mesmas “tendências” aparecem nas mídias especializadas em moda. É como se existisse uma receitinha e já é possível saber com antecedência o que vai aparecer em cada época do ano.
Aí eu lembrei dessa frase que a Miranda Pristley diz em uma reunião de pauta no filme “O Diabo Veste Prada”:

Photobucket
Bom, acho que faltam umas Mirandas nesse mundo, porque minha folheada pelas revistas mostrou que flores não são inusitadas em nenhuma época do ano. Só a Elle publicou sugestões de looks florais três meses consecutivos em 2010 e mais uma vez em 2011.

Photobucket
Revista Elle Agosto de 2010

Photobucket
Revista Elle Setembro de 2010

Photobucket
Revista Elle Outubro de 2010

Photobucket
Revista Elle Novembro de 2011
Mas florais são só a ponta do iceberg, porque são muitos os clichês da moda que aparecem tanto nas mídias impressas quanto digitais. A seguir, uma pequena listinha de tendências previsíveis que aparecem todo santo ano:

Photobucket
Photobucket
É só esquentar um pouquinho que o navy já dá as caras, principalmente nos blogs de moda. E dá-lhe sugestão de look com blusinha listrada, shorts e espadrille. Cores: branco, vermelho e azul marinho. Porque convenhamos, nem as sugestões de como usar o navy variam muito. Gente, também acho que o estilo navy super combina com o verão, mas será que ele é a cara de TODO verão?

Photobucket
Revista Elle Fevereiro de 2011

Photobucket
Photobucket
Eu lembro que quando eu fazia aula de desenho de moda, aos 16 anos, o militarismo era super tendência. Agora eu estou com 22 anos e militarismo ainda é tendência? Tudo bem que a moda é cíclica, mas assim também não dá. Uma coisa é a calça flare que retorna da década de 1970 com força total para 2011, outra coisa são essas tendências que meio que nunca vão embora e de vez em quando alguma grife mais importante foca nisso (alô, Balmain) e de repente surgem zilhões de editoriais e cópias em lojas de departamento.

Photobucket
Revista Elle Março de 2010

Photobucket
Revista Elle Novembro de 2010

Photobucket
Revista Elle Março de 2011

Photobucket
Photobucket
Essa aqui me deixa louca. Verão = cores fortes desde... SEMPRE! Aí as revistas de moda e os blogs anunciam como se fosse a revelação do século: “Verão cheio de cor”, “A força da cor” e derivados. Preguiça. Quando a tendência de verão for cinza, me avisem, por favor. Até lá, vamos falar de outra coisa?

Photobucket
Revista Elle Setembro de 2010
Photobucket
Revista Elle Janeiro de 2012

Photobucket
Revista Vogue Julho de 2011

Photobucket
Photobucket
Não vou falar de branco, porque cor no ano novo é uma questão de tradição (ou superstição). Mas aí todo mundo pensa “Ano novo + festa + noite = paetês”. Nada contra, eu acho bem bonito e admito que usei isso na virada. Mas eu espero mais de uma mídia especializada em moda do que o óbvio, e vocês? Branco com paetês já é o básico do Réveillon, que tal então sugerir algo diferente?

Photobucket
Revista Elle Dezembro 2011
Talvez esse lugar comum em que se encontram as mídias de moda seja resultado de uma monotonia criativa, ou seja, falta de algo realmente novo no mundinho fashion. Mas, na realidade, eu acho que o que falta mesmo é um olhar diferente. Agora todo mundo que gosta um pouco de moda tem blog e muitas vezes os posts não passam de cópia e cola de outros blogs, ou pelos menos cópia do estilo de outros blogs, o que acaba fazendo com que a informação fique saturada. Eu, que tenho um blog voltado para referências de moda, percebo a dificuldade de conseguir bom conteúdo e acredito que, às vezes, acabo falhando. Acho, porém, que o fundamental é tentar dar uma visão diferente à moda, sem cair na mesmice.

E vocês, concordam comigo? Acham que a moda anda cheia de lugares comuns? Lembram de mais algum clichê? Ou sou eu que ando muito chata? rs

Beijo,
Cah ♥ 

7 comentários:

  1. Adorei o seu post, ficou perfeito!
    É bem verdade isso mesmo, algumas tendências nunca somem né..hahah
    Uma ótima semana pra vc!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi!! Acho que concordo em partes: navy, militar e boho (embora eu goste muito desse último) já estão batidas! Mas paetês e saias bordadas com paetês, não acho tão lugar comum assim, pelo contrário, minha percepção é que começaram com mais força no verão mesmo. Mas pensando pelo lado bom, se a tendência dura mais um pouquinho, a gente economiza nas compras porque usamos a mesma roupitcha por mais tempo! =) Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, não tinha pensado por esse lado, essas tendências que não somem nunca nos poupam um bom dinheiro!

      Excluir
  3. Quando comecei a ler esse post já lembrei da Miranda, falando das flores, rs. Ri em saber que pensamos a mesma coisa. E que trabalho juntar tudo isso hein? Concordo com você sobre o copia e cola dos blogs e das tendências que quando chegam nas araras das lojas já estão saturadas, as estampas de oncinha que o digam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, deu um trabalhinho mesmo, mas achei que era a melhor forma de provar meu argumento. rs Acho que é mania de estudante de direito!

      Excluir
  4. Oi Cah, gostei muito do seu blog e adorei esse post. Eu trabalho com moda e imagina o meu cansaço!!! rsrsrs. Entra ano e sai ano e é mesmo tudo meio igual com outros nomes e com um ou outro detalhe modificado. Isso para não falar das releituras dos anos 70, que eu acho que ninguém aguenta mais. Falta um pouco de ousadia sim, de criatividade. Acho que as pesquisas de mercado e a pressão pelo sucesso comercial e crescimento infinito das marcas impõem limites muitos difíceis de trabalhar. Como sou estilista de camisaria masculina, não sinto muito essa limitação, mas no universo da moda feminina a coisa é mais pesada.
    Mas parabéns pela matéria, a gente precisa ficar mesmo atentas e não engolir tudo que as revistas de moda nos empurra.
    Um abraço!
    Dulci

    ResponderExcluir
  5. Excelente post! Um bom início de reflexão para aqueles e aquelas que querem escrever sobre moda. Acho que na blogosfera, deveria haver o mínimo de cuidado e responsabilidade por parte de quem escreve. Ler, estudar, pesquisar, são palavras-chave antes de chamar tudo de "tendência" ou mesmo falar das reais tendência. Criatividade, informação e responsabilidade são requisitos obrigatórios em quem quer falar de algo com propriedade. Na moda, não é diferente! Como ouvi uma vez uma blogueira dizer " para falar de moda, não basta gostar de roupas, é preciso saber falar"! Costumo dizer sempre no meu blog, a idéia deveria sempre acrescentar alguma informação para quem lê em vez de replicar o que todos já sabem.

    Um beijinho e bom início de semana.
    www.projetomoda.com

    ResponderExcluir